Afta

Afta

A afta é uma ferida na boca que pode ser suficientemente dolorosa e que pode interferir com o falar e o comer.

Numa fase inicial, a afta apresenta-se sob a forma de uma auréola vermelha onde se desenvolve uma ferida que, num estado mais avançado, assume o seu aspecto característico: centro branco ou amarelado rodeado por um halo vermelho. 

Podem aparecer isoladamente ou em grupos de dez ou mais aftas.

A sua causa é desconhecida mas as aftas estão normalmente associadas a stress, dieta desequilibrada, estado físico debilitado ou a outras doenças. As aftas também surgem como consequência de próteses mal ajustadas, escovagens dos dentes efetuadas com muita força e que ferem a mucosa bucal, ou após a ingestão de certos alimentos como por exemplo piri piri.

De um modo geral as aftas curam-se sem tratamento e sem deixar marcas em uma ou duas semanas.


Diagnóstico

As aftas são diagnosticadas visualmente.

Em alguns casos pode ser necessário realizar exames laboratoriais para identificar a origem da afta, como por exemplo a afta com origem de vírus (herpes) ou de bactérias.



Sintomas

Dor na boca que pode interferir com o falar e o comer. Em alguns casos podem surgir febre, aumento dos gânglios linfáticos e sensação de mal-estar generalizado.





Sinais

Ferida na boca que começa por um halo vermelho e que ganha um centro amarelo ou branco passado um dia ou dois. 



Tratamentos

Normalmente as aftas não precisam de tratamento médico exceto quando persistem ou são recorrentes.

O tratamento farmacológico é feito utilizando colutórios desinfetantes, colutórios anti-inflamatórios, anestésicos locais, corticosteroides e antibióticos.

A aromaterapia propõe a massagem facial com óleo de limão no tratamento das aftas.

O uso local de decocções de plantas como folha de framboesa, bardana, trevo-framboesa ou salva são utilizados para tratar aftas, podendo ser uma alternativa fitoterapêutica em alternativa á abordagem farmacológica.

 



Prevenção

Evitar o aparecimento de aftas passa por:

  • Manter um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada.
  • Cuidar da higiene dentária, fazer uma escovagem dos dentes com uma escova suave e uma pasta de dentes suave. Manter em bom estado os aparelhos ortodônticos.
  • Meditação e ioga (podem ser úteis para reduzir o índice de stress).

 



As informaçðes e sugestðes contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.