Atopia

Atopia

Por definição a atopia é uma predisposição hereditária para desenvolver reações alérgicas.

A dermatite atópica é uma manifestação da atopia, mas podem surgir outras: a asma, sinusite, conjuntivite e alergias alimentares.

Na dermatite atópica a pele é por natureza muito seca, ou seja não produz a quantidade de sebo necessária para a manter lubrificada e protegida. Por esse motivo os alérgenos conseguem penetrar com maior facilidade no interior da pele e desencadear a crise alérgica.


Diagnóstico

Não existem marcadores clínicos nem laboratoriais que permitam identificar a atopia. Isto significa que não existe um exame que seja feito cujo resultado seja inequívoco na definição da atopia. Assim o diagnóstico vai basear-se num conjunto de queixas que os doentes normalmente apresentam e na observação do doente pelo médico.



Sintomas

O doente queixa-se de pele muito seca com prurido e desconforto, podendo apresentar lesões localizadas. Estas lesões (chamadas de dermites) estão muitas vezes localizadas nas zonas de flexão (cotovelo, dobra do cotovelo, joelho e dobra do joelho) e apresentam-se como uma zona da pele vermelha, áspera e com comichão. Nas crianças é frequente que as lesões apareçam também ao nível da face.





Sinais

A pele atópica é uma pele:

  • Muito seca e áspera
  • Com prurido
  • Com sinais de inflamação
  • Pode apresentar exsudação nas lesões

 



Fases da doença

A doença surge nos lactentes (isto é, em crianças com menos de 2 anos de idade) e evolui com fases de remissão ou exacerbação dos sintomas. 



Tratamentos

O tratamento visa o controlo da doença e não a sua cura. O doente deve saber que o tratamento é diário e para toda a vida podendo ter fases de melhoria e outras de piora. 

Os tratamentos incluem o uso de:

  • Cremes emolientes e nutritivos.
  • Cremes com corticoides.
  • Substitutos do sabão. 
  • Hábitos de higiene adequados (prevenir o duche ao banho, preferir água não muito quente, hidratar bem depois do banho).
  • Uso de roupas de algodão.


Prevenção

Manter a pele bem hidratada, lubrificada e afastada de agentes que possam causar alergias.



As informaçðes e sugestðes contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.