Cataratas

Cataratas

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A catarata é uma diminuição da transparência do cristalino, com degradação da sua qualidade ótica. Um doente com catarata tem dificuldade em focar as imagens e se não for tratado pode ficar cego.

A catarata continua a ser uma das principais causas de cegueira curável.


Diagnóstico

A catarata pode passar despercebida ao doente e só ser detetada numa consulta de rotina da especialidade.

O diagnóstico da catarata é feito pelo médico oftalmologista através de:

  • Avaliação da deficiência visual (acuidade visual, sensibilidade ao contraste, dificuldade visual em condições com luz intensa).
  • Avaliação oftalmológica (refração e acuidade visual, medição da pressão intraocular, ecografia/ biometria, entre outros).


Sintomas

A catarata é indolor. Mas alguns sintomas podem dar o alerta, tais como:

  • Visão turva ou escurecida
  • Cores que parecem desbotadas
  • Visão noturna má
  • Auréolas ao redor de pontos luminosos
  • Sensibilidade a luzes fortes

Por vezes a evolução da catarata é tão lenta que o indivíduo vai-se adaptando á perda de visão e só sabe da catarata numa ida ao oftalmologista para mudar a graduação dos óculos.





Sinais

Uma catarata não tratada evolui para a cegueira e para uma mancha branca visível sobre a pupila.



Tratamentos

O único tratamento da catarata consiste na cirurgia em que o cristalino é substituído por uma lente artificial.



Prevenção

A exposição solar prolongada e a consequente exposição aos raios ultra violetas são um dos principais causadores das cataratas. Por esse motivo para prevenir a catarata devem-se usar óculos de sol.

Diabetes e uso prolongado de corticosteroides estão associados a casos de cataratas pelo que estes doentes devem fazer uma vigilância regular aos olhos.



As informaçðes e sugestðes contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.