Meningite

Meningite

A meningite é uma inflamação que ocorre nas meninges, ou seja nas membranas que envolvem o cérebro. Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários sendo as bacterianas as que causam maior preocupação e sequelas. O tratamento será diferente consoante o agente causador.

Algumas formas de meningite bacterianas e as causadas por vírus são contagiosas. São transmitidas através das secreções do trato respiratório: tosse, espirros e saliva, o que pressupõe um contacto direto para que haja a contaminação. Existem meningites que são transmitidas via oral-fecal (através das fezes).

É uma doença que ocorre principalmente em crianças devido á anatomia do cérebro mas pode atingir qualquer idade.

Previne-se através da vacinação.


Diagnóstico

O médico irá observar os sinais e sintomas do doente e para confirmação do diagnóstico pede um exame chamado Punção Lombar onde se retira uma pequena quantidade do liquor da medula espinal. Este exame serve também para identificar o agente causador da meningite o que vai determinar o tipo de tratamento a realizar.

Nas crianças com menos de 2 anos os sintomas característicos estão ausentes o que pode dificultar o diagnóstico.

Só em situações excecionais e em que haja suspeita de complicações é que se pede a TAC (Tomografia Axial Computorizada) ou a ressonância magnética.



Sintomas

Os sintomas característicos são: Dor de cabeça forte, febre e rigidez da nuca (o doente não consegue chegar com o queixo ao peito e se o tentarem forçar sente dores violentas).

Outros sintomas que podem surgir são as náuseas, vómitos, fotofobia, confusão mental e abatimento geral.

Nas crianças com menos de 2 anos os sintomas característicos estão ausentes e apresentam sintomas inespecíficos: irritabilidade, choro intenso, ar doente e vómitos.





Sinais

A rigidez da nuca é um sinal clássico da meningite mas podem surgir outros como as erupções cutâneas (manchas na pele).



Fases da doença

A evolução da doença vai depender do tipo de meningite e do tratamento precoce. A maioria das meningites virais tem uma evolução benigna. Algumas podem deixar sequelas como surdez, epilepsia, hidrocefalia ou défice cognitivo.



Tratamentos

O tratamento é feito a nível hospitalar mas em alguns casos virais o doente pode recuperar em casa, desde que o médico assim o consinta.

São utilizados anti virais ou antibióticos consoante o agente causador.



Prevenção

A meningite pode ser prevenida com uma vacina no entanto as vacinas existentes não abrangem todos os tipos de meningite.



As informaçðes e sugestðes contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.