Verruga

Verruga

As verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infeção viral da pele e mucosas. Os vírus causadores das verrugas são os chamados Papiloma Vírus Humano (HPV). A verruga não é um cancro mas algumas infeções por alguns tipos de HPV podem dar origem a um cancro nomeadamente o cancro do colo do útero.

O aspeto da verruga vai depender do vírus causador e do local infetado. A localização da verruga vai originar o nome da mesma como por exemplo: verruga plantar (planta do pé) ou verruga peri -ungueal (em torno da unha).

O vírus que origina a verruga é facilmente transmitido de pessoa a pessoa por contacto direto como um aperto de mão.


Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da observação das características da verruga.



Sintomas

De um modo geral as verrugas não dão sintomas mas devido á sua localização podem originar desconforto, dor e sangramento.





Sinais

As verrugas adquirem aspetos e cores variados consoante o subtipo de vírus e a localização no corpo. Geralmente são nódulos duros e ásperos da cor da pele ou escuros podendo adquirir outros aspetos.



Tratamentos

As verrugas vulgares podem desaparecer espontaneamente. Estas verrugas não apresentam perigo para a saúde da pessoa infetada mas devem ser tratadas para evitar a sua disseminação em particular se estiverem localizadas nas mãos. 

O tratamento da verruga passa pela remoção da mesma. Esta remoção poderá ser cirúrgica, com nitrogénio ou com fármacos contento queratolíticos. 

Existem inúmeros tratamentos alternativos para a verruga como por exemplo a aplicação de seiva de aloé ou esfregar com um dente de alho.



Prevenção

Manter a integridade da pele, lavar as mãos com a frequência adequada e evitar o contacto direto com as lesões são algumas das medidas preventivas. No entanto é muito difícil garantir a prevenção das verrugas.



As informaçðes e sugestðes contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.